segunda-feira, 21 de maio de 2018

Resenha: Casos e Casos - Esther Perel

"Então você recomendaria um casos extraconjugal a um casal que esteja em crise? Minha resposta? Muitas pessoas têm experiências positivas, transformadoras, ao enfrentar doenças terminais. Mas eu não recomendaria ter um caso, assim como não recomendaria ter um câncer." pág. 19

Eu gostei demais dessa leitura, pois me esclareceu muitas dúvidas sobre a infidelidade. Por exemplo: bate papo é traição? Pornografia? Existe um ponto positivo na infidelidade? 

A psicoterapeuta Esther Perel esclarece vários aspectos sobre a traição, e nos faz ver essas "Puladas de cerca" de outros pontos de vista. "As complexidades do amor e do desejo não se submetem a categorização simplista de bom ou mau, vítima ou culpado" pág. 18 

"A solidão, os anos de apatia sexual, o ressentimento, o arrependimento, o desleixo conjugal, a juventude perdida, a atenção almejada, as bebidas além da conta - coisas assim são a essência da infidelidade"


Será que um casamento pode sobreviver ou melhorar após um caso extraconjugal? Mas o que seria uma traição? Esther nos alerta que infidelidade inclui um ou mais desses elementos: Clandestinidade, Química sexual e envolvimento emocional.

Bem embasado por casos de casais que ela atendeu em consultório, exemplos de vida de inúmeras pessoas que ela conversou, palestras que deu, o livro faz uma análise sobre todo relacionamento e suas novas formas de lidar com as mudanças.
Ela não nos dá uma resposta correta, e sim nos faz pensar e definir o que será melhor para cada vida e cada casamento.

Por último e não menos importante, amei a capa! Fiquei encantada na criatividade do ilustrador que conseguiu mostrar tão bem o tema do livro. Lindo!!

Preço R$44,90