quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Resenha: Fim - Fernanda Torres

" As mulheres cultivam a fantasia de que o verdadeiro amor é capaz de transformar os homens. Quando isso não acontece, e isso nunca acontece, elas perdem o orgulho e viram esses farrapos que a gente vê por aí". pág. 23

"Só não terminaram porque a Irene tinha mais medo da solidão que da frustração afetiva". pág. 54

Sabem aquelas verdades tão verdadeiras que só temos coragem de falar pro travesseiro? Pois é, Fernanda Torres desnuda todas elas e o resultado é um livro engraçado, irônico e muito bom!
Adorei cada instante da leitura! Me diverti e muitas vezes me vi em vários personagens reclamões.

FIM conta a estória de Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Esses cinco amigos que se conheceram na praia e foram companheiros em festas, carnavais, bebidas, surubas e por ai vai... todos eles estão a alguns instantes da morte, mas não sabem. Nesse momento eles começam a pensar e recapitular tudo o que fizeram na vida, pensam sobre o trabalho, os amigos, sexo, ex mulheres, filhos. Nesses instantes de memórias conhecemos as mulheres que fizeram parte da vida deles, como Irene, Suzana, Célia, Norma e etc que de coadjuvantes não tem nada, elas são peças importantes na vida dos nossos "velhos".

Fernanda Torres conseguiu contar estórias que estão perto de terminar/morrer com um estilo totalmente novo, cheio de vida, de comédia, e sátira. A escrita dela é maravilhosa, contagiante e dinâmica.

Os "velhos" de Fernanda Torres são em sua maioria ranzinzas, eles tem aquele humor pesado e divertido,  cada protagonista conta a sua estória em 1a pessoa o que faz a leitura real e engraçada.

ADOREI!