segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Resenha: QuimioTerapia e Beleza - Flávia Flores


“Resolvi escrever esse livro para tentar descobrir-me e saber de onde tirei forças para manter o sorriso apesar das bombas químicas que brigavam em meu corpo durante o tratamento de câncer. Decidi tornar-me parte dessa química, ajudando gente que nunca vi a encontrar beleza e um novo começo onde quase todo mundo vê feiura e fim”. P 12



Quando eu vi que tinha saído o livro "QuimioTerapia e Beleza" eu me interessei de imediato, primeiro porque câncer é uma doença que a maioria das pessoas teme, e eu temo, como também tive uma pessoa jovem e muito próxima de mim com câncer de mama, o que me aterrorizou no começo, mas me aliviou muito depois, pois acabado todo o tratamento e cirurgias, ela esta curada e bem!

Câncer não é um tema fácil, mas Flávia Flores consegue em seu livro passar muita energia boa e otimismo. É um livro leve! 
Claro que ela não levou na esportiva, ela teve momentos de sofrimento, tristeza, medo da morte, medo de ficar careca, mas passada essa fase de revolta, ela conseguiu fazer um projeto lindo!




“Será que vocês entendem se eu disser que o câncer veio como um presente? Pode soar como um pensamento dissimulado, mas foi isso mesmo. A doença me fez enxergar tanta coisa que eu não via!”p. 35


O que mais gostei do livro, além de conhecer a estoria de vida da escritora, são as dicas que ela passa. Eu não sabia por exemplo que existem bancos de doação de peruca.
Outra coisa legal, ela dá dicas de como colocar cílios postiços, fazer sobrancelha com henna, como lavar a peruca, como colocar lenço, como se maquiar, como proceder depois da quimio, o que comer, que exames fazer...são tantas dicas bacanas para quem esta passando por essa fase, que apesar de ser um livro curto e de fácil leitura, é um livro que servirá para a vida toda! Pois é um guia para amigos, parentes e portadores de câncer.

No final tem vários passos a passos de como se maquiar. Tudo fotografado e colorido.


O livro esta muito bem feito, a edição esta linda! Existem dezenas de fotos,  uma sessão de perguntas e respostas, um capítulo só sobre direito dos pacientes, por exemplo, um paciente de ca pode retirar seu FGTS, pode comprar um carro com 30% de desconto e não tem que pagar IPVA, pode se aposentar por invalidez, pedir bolsa família.
Um monte de dicas utilissimas! 

Emocionei-me em vários pontos do livro, pois como disse Gilberto Dimenstein no seu prólogo: "O drama de um câncer serviu para que ela ajudasse a disseminar a beleza. Literalmente.”