quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resenha: Sessão de Terapia - Jaqueline Vargas

"Infelizmente o amor não é uma via de mão dupla e, mesmo que um dia tenha sido, vai saber se uma obra ou se um engenheiro de tráfego não decidiu rearrumar a casa, mudando a mão por prazo indeterminado. Sempre achei inútil perguntar por que o amor termina. É egoísta, já que nós mesmos não somos eternos." pág. 35

Eu amei esse livro! Demorei para fazer a resenha porque ele não é um livro qualquer, ele precisa ser saboreado, lido aos poucos... Eu lia, pensava, relia...pensava na minha própria vida...é um livro denso, para o leitor refletir!

Sessão de Terapia é baseado na série do GNT, mas ele tem um diferencial maravilhoso: ele dá ao leitor a chance de conhecer os pensamentos e sentimentos de Theo. Mesmo que você tenha visto a série, vai se surpreender com o livro, pois aqui ficamos conhecendo o diálogo interior do psicoterapeuta.

Theo Ceccato é um psicólogo de 56 anos, casado com Clarice, tem 3 filhos, seu casamento esta desgastado e ele é um pai ausente, no entanto não consegue enxergar suas próprias falhas. Mantem sua agenda de consultas lotada para fugir do dia a dia com a família/esposa. Mesmo exausto e sem muita paciência, ele sempre esta aceitando novos casos.

Os pacientes Júlia, Breno, Ana e João, Nina fazem Theo repensar sua própria vida, enquanto reflete na vida deles.
Breno é um atirador de elite, machão, pai extremamente autoritário, e que por acidente matou um inocente numa operação. Nina é uma ginasta que sofreu um acidente, esta com os braços engessados, detesta a mãe e  endeusa o pai, João e Ana é um casal extremamente conturbado.

Depois de um ano de terapia, Júlia, uma médica de 35 anos, bonita e sexy, afirma estar apaixonada por Theo, o que mexe com as estruturas do terapeuta, ainda mais quando ele descobre que Clarice esta tendo um caso extraconjugal.
Perdido, ele retoma a terapia com Dora, sua conselheira e ex professora, mas nada será fácil, pois a vida de Theo esta um caos, a um passo de uma explosão, ele precisa rever seus próprios conceitos e se reencontrar.

"Muito vezes pregando mentiras brancas, conta para si mesma verdades mentirosas para aliviar a sua dor. Se formos examinar nosso passado com acuidade, poderemos perceber que muitos daqueles fatos marcantes, que nos enchem de orgulho ao serem, recontados ou cuja lembrança nos alivia em momentos difíceis, não aconteceram exatamente como diz nossa memoria."

Como disse, eu amei "Sessão de Terapia"! Já adorava a série e fiquei maravilhada com o livro, ele é incomparável!

Quero reler mais para frente, porque dependendo do momento da vida, você se identificar com ou com outro personagem, com os problemas e medos que são deles e nossos também.

Na sala de terapia, as pessoas falam de seus medos, seus traumas, seus fantasmas, acaba se descobrindo, se descortinando e se expondo, isso é fantástico! Eu adorei conhecer mais sobre Theo, ler as anotações de Dora sobre ele, e conseguir conhecer o que se passa por dentro do coração desse terapeuta.

A edição da ARQUEIRO esta maravilhosa! Além de não ter nenhum erro ortográfico, as páginas com as anotações de Dora são diferenciadas, no meio tem várias fotos com as personagens da série, e a capa é linda!


Veja aqui o Bootrailler:






Edição: 1
Editora: Arqueiro 
ISBN: 9788580412130
Ano: 2013
Páginas: 280