quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Resenha: Limiar - Jessica Warman

"Não é um peixe; é uma pessoa. Uma garota. O cabelo dela é comprido e louro (...) Está usando jeans e um suéter cor-de-rosa de manga curta. Mas não é isso que está fazendo barulho. São os pés dela; as botas na verdade (...) As botas foram presente de aniversário dos pais. Ela as tinha usado com orgulho a noite toda (...) Como sei de tudo isso? Porque as botas são minhas. Assim como as roupas. A garota na água sou eu". pág. 13
 Eu amei esse livro. Falado isso, vou contar um pouco da estória para vocês.

Personagens Principais
Elizabeth Valchar:  tem 18 anos, é linda, rica, mimada e popular. Namora Richie. Sua mãe morreu quando ela tinha 9 anos. Liz morre afogada no dia do seu aniversário.
Marshall: Pai de Elizabeth,  1 ano após a morte da esposa,  casou-se com a melhor amiga dela: Nicole.
Josie: filha de Nicole, tem 17 anos e correm boatos que também é filha de Marshall.
Richie: é namorado de Liz e traficante de drogas.
Alex Berg: morreu com 17 anos vítima de atropelamento, ninguém sabe quem o matou. Ele estudava na mesma escola de Liz e de seus amigos, porem era considerado um "Zé Ninguem"

História:
No dia de seu aniversário de 18 anos Elizabeth faz uma festinha no barco de seu pai para 5 amigos: Richie, Josie, Mera, Caroline e Topher. A festa é regada a muita bebida e maconha. No meio da noite Liz acorda com um barulho no casco da embarcação, e por mais que tente acordar os amigos, todos permanecem dormindo, então ela vai até a popa e vê um corpo flutuando, quando se dá conta que é ela mesma. Desesperada e sem saber o que fazer, logo ela conhece Alex Berg.
Ele não gosta de Liz, a conhece da escola, e também esta morto, foi atropelado um ano antes, mas não conseguiu "ir para o céu". Esta vagando pela cidade e não se lembra de muita coisa, sua memória como de  Elizabeth esta fragmentada.
Sem saber o motivo, os dois se mantêm juntos tentando lembrar de coisas do passado e o que podem fazer para descobrirem que os matou, ou como morreram.
Aos poucos, a vida dessas duas pessoas totalmente diferentes vai se cruzando, e o destino deles tem mais em comum do que eles poderiam imaginar.

Minhas considerações:
Como disse, eu amei "Limiar"! Não se trata de espiritismo, fantasia, nada disso, é suspense e mistério puro! 
Num primeiro momento, a morte de Liz é dada como acidental, mas um policial da cidade continua investigando o caso, e Alex junto com Elizabeth o acompanham. 
Aos poucos eles vão se lembrando de fatos da infância, da adolescência, observando coisas que aconteceram quando eles nem se deram conta, vendo como as pessoas são realmente,  descobrindo segredos, e aos poucos já não sabem mais em quem confiar, nem em si mesmos.

É um thriller psicológico maravilhoso, eu não consegui parar de ler até descobrir tudo até as últimas páginas, a linguagem é facil, a leitura dinâmica, e você fica preso até descobrir tudo!
A estória tem vários desdobramentos, o enredo é bem amarrado, e o leitor fica surpreso no final.

Jessica Warmam conseguiu tudo isso, como também dar um alerta à juventude sobre o que realmente importa na vida.