quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Resenha: Tipo Destino - Susane Colasanti

"O esperado é apenas o começo.
O inesperado é que muda a nossa vida".

Posso dizer que a Susane Colasanti é a escritora de romances "mamão com açúcar" que eu mais gosto. Eu já tinha lido "Esperando por você" e tanto esse quanto o "Tipo Destino" tratam de relacionamentos, dúvidas e anseios da juventude.

Em "Tipo Destino" ficamos conhecendo Lani que é uma jovem de 17 anos, muito engajada pelas causas ambientais, obcecada por horóscopo e destino.
Sua amiga Erin é uma garota da mesma idade, destemida, corajosa e extrovertida. Elas tem uma forte ligação e se chamam de amigas de alma, pois já passaram por muita coisa juntas, como por exemplo um acidente de carro que as uniu ainda mais, contudonos últimos meses, Lani tem sentido que as coisas entre elas já não eram como antes, os assuntos em comum estão se tornando escassos, e aos poucos estão se distanciando.

"Ambas somos obcecadas pelo Destino. Tudo o que nos ajude a ver sentido nessa vida é fascinante".

Jason é um garoto que estuda na escola e por quem Erin esta encantada, eles marcam de sair com Lani e seu amigo Blake (que é gay e espera a faculdade para poder viver livremente, sem a opressão do pai). É nesse momento que Lani e Jason sentem que tem muita coisa em comum, mas a garota sente como se tivesse uma dívida de honra com Erin, pelos anos e intensidade dessa amizade, então ela faz de tudo para se afastar de Jason, mas chegam as férias e Erin viajará, deixando Lani e Jason  sozinhos o verão todo. 

Será que a amizade entre essas garotas é forte o bastante? Será que Jason ficará com Lani?

Apesar de ser uma estória bem juvenil, eu adoro a narrativa de Susane! Ela nos coloca ao lado dos personagens e nos faz sentir o que eles sentem, e isso é o que eu busco num bom livro. A narrativa é fluída, rápida e inteligente.
A autora nos dá a chance de enxergamos outros caminhos para solucionarmos nossos problemas, e como podemos superar a mágoa, traição, e entender o outro.

É um bom romance adolescente.



17 comentários:

  1. Eu ainda não conheço nada da Susane ...
    Eu não me interessei muito por esse livro, porque tinha certeza que ia me irritar com a história. Só a capa já me irrita haha. Mas vou dar uma chance pra ele...

    ResponderExcluir
  2. Tipo Destino é um dos lançamentos da NC que estou com mais vontade de ler. A história parece bem interessante, e o livro parece muito bom.
    Eu ainda não li nenhum livro da Susane, mas já ouvi falar bastante dela e tenho muita vontade de ler algo dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero Lê-lo !!!
    http://playgirlsfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Isso que importa! A história pode ser bobinha, mas se o autor escreve bem, consegue fazer dela um sucesso! Isso faz a leitura ficar gostosa também. Porque não adianta uma história super elaborada se o autor escreve mal, é um porre!

    ResponderExcluir
  5. ah, esse livro é incrível. Não esperava muito dele e acabei me surpreendendo. Eu adorei Blake, é meu personagem preferido... ^^

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aiiii, esses triangulos amorosos me deixa brava,rsrs! Mas achei que é uma historia bonita, acho legal que ela aborde no livro a superação da mágoa e o perdão ao próximo! Mas um livro que está na minha lista de desejados, bjão! :)

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da autora..mais quando vi o lançamento da Novo Conceito fiquei interessada..a história é meio clichê maiseu gosto desse tipo de história...Histórias Juvenis com temas simples também conseguem nos conquistar.

    ResponderExcluir
  8. Sério, to muito, muito doida pra ler esse livro! Ele tá no topo da minha lista de desejados, desde que vi que ia ser lançado eu to querendo! Parece uma história tão clichê, mas tão boaa! Parece um romance muito gostoso de ler! E por mais que seja bobinho, a autora escreve bem (pelo que eu ouvi falar) então acaba sendo um livro bom de ler! E é um tema bem legal também, essa coisa de amizade, e meninos no meio da amizade, é bem adolescente mesmo!
    Enfim, vou ler esse livro com certeza, ele tá no topo da minha lista, só espero não me decepcionar por conta das expectativas exageradas, rs.

    ResponderExcluir
  9. Queria muito ler esse livro! Assim que der mato minha curiosidade! Já vi várias resenhas dele, e todos falam muito bem! Apesar de ser cheio de clichês, as vezes um clichê é bom para não ter aquelas situações fora da realidade e a gente ficar pensando "não tem como isso acontecer de verdade, de jeito nenhum". Nunca li nada da autora então espero me surpreender!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ter aqui comigo dois livros delas, ainda não li nenhum deles, em compensação, minha sobrinha de quinze anos já leu e é apaixonada pela autora. Acho que o foco dela são os adolescentes mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom, se tem um gênero literário para o qual eu não tenho nenhuma paciência é romance adolescente, por mais elogiado que esse seja. Tanto que nem o tão aclamado "A Culpa é das Estrelas" eu li ainda. A princípio não achei que fosse adolescente, mas de qualquer forma não me atraiu. Não gostei da capa, nem do enredo e não sou muito fã de romances água com açúcar, portanto não o lerei. Mas pro público certo deve ser um livro legal. ;D

    ResponderExcluir
  13. oi flor te seguindo! vem conhecer meu cantinho *-* ,pinkbjs.
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pinkbelezura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. To precisando ler uns romances p ver se anima minha vida!! O último que eu li foi romance bem deprê... História fascinante ... mas triste no final ... quero um livro leve!!!
    Valeu pela dica!! Gostei ...e já anotei...rs!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  15. Não entrou para a minha lista de desejos, mas a resenha está ótima, como sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu também sou uma pessoa que acredita firmemente em destino. Para cada pessoa existe um propósito, algo que a espera no futuro, seja bom bom ou ruim. Já li outras resenhas deste livro e elas não me interessaram. Aqui tocou em alguns pontos que eu achei interessante. Não curto muito romance adolescente, mais acho que daria uma chance. É uma situação bem complicada e acho que amigo que é amigo de verdade não abandona o outro por causa de uma terceira pessoa. Leria principalmente para saber qual é o desfecho dessa história.

    ResponderExcluir
  17. Eu estou com "Esperando por você" dessa mesma escritora na estante há uns meses, mas ainda não consegui pegar pra ler. E "Tipo Destino" parece ser não muito diferente. Triângulo amoroso, dúvidas e confusões amorosas, etc.
    Primeiro eu vou ler o que eu já tenho e se eu curtir a escrita da Susane, quem sabe eu não dê uma chance a esse?
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!