quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Resenha: Tipo Destino - Susane Colasanti

"O esperado é apenas o começo.
O inesperado é que muda a nossa vida".

Posso dizer que a Susane Colasanti é a escritora de romances "mamão com açúcar" que eu mais gosto. Eu já tinha lido "Esperando por você" e tanto esse quanto o "Tipo Destino" tratam de relacionamentos, dúvidas e anseios da juventude.

Em "Tipo Destino" ficamos conhecendo Lani que é uma jovem de 17 anos, muito engajada pelas causas ambientais, obcecada por horóscopo e destino.
Sua amiga Erin é uma garota da mesma idade, destemida, corajosa e extrovertida. Elas tem uma forte ligação e se chamam de amigas de alma, pois já passaram por muita coisa juntas, como por exemplo um acidente de carro que as uniu ainda mais, contudonos últimos meses, Lani tem sentido que as coisas entre elas já não eram como antes, os assuntos em comum estão se tornando escassos, e aos poucos estão se distanciando.

"Ambas somos obcecadas pelo Destino. Tudo o que nos ajude a ver sentido nessa vida é fascinante".

Jason é um garoto que estuda na escola e por quem Erin esta encantada, eles marcam de sair com Lani e seu amigo Blake (que é gay e espera a faculdade para poder viver livremente, sem a opressão do pai). É nesse momento que Lani e Jason sentem que tem muita coisa em comum, mas a garota sente como se tivesse uma dívida de honra com Erin, pelos anos e intensidade dessa amizade, então ela faz de tudo para se afastar de Jason, mas chegam as férias e Erin viajará, deixando Lani e Jason  sozinhos o verão todo. 

Será que a amizade entre essas garotas é forte o bastante? Será que Jason ficará com Lani?

Apesar de ser uma estória bem juvenil, eu adoro a narrativa de Susane! Ela nos coloca ao lado dos personagens e nos faz sentir o que eles sentem, e isso é o que eu busco num bom livro. A narrativa é fluída, rápida e inteligente.
A autora nos dá a chance de enxergamos outros caminhos para solucionarmos nossos problemas, e como podemos superar a mágoa, traição, e entender o outro.

É um bom romance adolescente.