quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Resenha: De volta para casa - Karen White


"Suas lembranças decoravam seu quarto na casa do pai como um museu — pingentes, flores secas, convites amarelados e até o elefante cor-de-rosa. Muitas vezes desde a sua volta, ela foi até o quarto com um saco de lixo vazio para se livrar de tudo aquilo, mas ainda não conseguira retirar uma fita sequer. A velha Cassie talvez tenha ido embora, mas ela não estava preparada para ser varrida, encaixotada e esquecida."

Eu preciso dizer antes de tudo que essa resenha é de uma leitora que se apaixonou pelo livro! 
Romances assim: bem escritos, estórias lindas, comoventes e com conteúdo, é que fazem leitores românticos felizes! <3

"De Volta Para Casa" conta a estória de Cassandra (Cassie), uma mulher de 35 anos que saiu de Walton/Georgia e foi para Nova York há 15 anos, depois que sua irmã mais nova (Harriet) fugiu com seu namorado (Joe) e se casaram.

Harriet é 15 meses mais nova que Cassie, e as duas sempre foram muito ligadas, a mãe morrera quando elas tinhas 7 e 8 anos e os laços dessas meninas são muito fortes, porem quando Harriet fugiu com Joe, Cassie fugiu para NY sem deixar que eles se explicassem. (E já me precipitando: quando a irmã conversa com Cassandra, e explica todos os seus motivos, você consegue entende-la e ficar ao seu lado.)
"- Não era uma questão de tomar partido. Não gostei da maneira como revelaram seus sentimentos, mas lá no fundo eu sabia que foram feitos um para o outro. E que, com o tempo, você os perdoaria e encontraria alguém que fosse realmente seu". (p.35)
Hoje Cassie não tem mais nenhum traço de uma garota do interior, se veste com as melhores roupas, tem um ótimo emprego, fez cursos para perder o sotaque, tem um noivo rico, esnobe e lindo, e sobretudo ela quer esquecer de onde veio, porem a notícia de que seu pai estava morrendo, faz com que ela pare com tudo e vá de volta para casa.

Em Walton, ela reencontra Sam, um amigo do colegial que ela nunca prestou muita atenção, sua irmã Harriet muito bem casada, com 5 filhos e feliz, sua tia Lucinda, Joe, seu pai e todas as lembranças de uma vida feliz.

Porem, nada faz com que Cassie mude de idéia, ela quer retornar a sua vida na "cidade grande", nem a pequena Maddie Cassandra, sua sobrinha encantadora que carrega seu nome e é parecidíssima com a tia, faz com que Cassie mude de idéia, contudo vários fatos acontece e acabam atrasando a sua volta para NY. Aos poucos ela vai tendo que se redescobrir, raspar todas as tintas que se pintou esses anos todos para reconquistar sua essência.

Existem várias partes lindas nesse livro, como por ex, a parte onde Harriet lembra Cassandra que ela é a guardiã dos corações, aquela que foi escolhida pela mãe para amar e cuidar de Harriet e do pai.
Os diálogos com a pequena Maddie, e a reconciliação entre as irmãs é de tocar no coração!

Esse livro trata muito bem sobre o perdão, sobre a reconciliação, sobre como julgamos antes de conhecermos as razões das pessoas, sobre como olhar o outro e tentar entende-lo, e como nossas escolhas podem mudar toda nossa vida.

Karen White tem uma narrativa fluída, encantadora, que conquista o leitor e não deixa com que paremos de ler! Narrada em 3a pessoa, a leitura é rápida e eu segui o dia lendo, querendo saber se Cassie ficaria na Georgia ou se iria embora, o que aconteceria com o noivo, com Harriet, com as crianças...Karen foi mestre em colocar pitadas de mistério em várias partes do livro, preciso ser sincera e dizer que me emocionei muito no final, e que esse livro realmente me tocou o coração.

"Amor é só sacrifícios, grandes e pequenos. Só conhecemos o amor verdadeiro quando nos damos conta do que desistiríamos de tudo por alguém". (p.241)

 Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632414
Ano: 2013
Páginas: 448
Tradutor: Fernanda Campos de Paiva Castro Bulle