quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cuidados: Maquiagem Natural

A aparência natural está em alta e impera nos editorias e nas passarelas. Mas para montar esse visual aparentemente despretensioso, é necessário dar um jeitinho na maquiagem e nos cabelos.

A verdade é que usar o look cara lavada é um privilégio para poucas. A maioria das mulheres sempre tem uma espinha aqui, uma manchinha ali ou uma olheira para esconder.

Calma! Não precisa ficar desesperada! Os produtos e truques de make-up podem e devem ser usados para disfarçar imperfeições e evidenciar a beleza, mesmo quando se deseja um resultado mais suave.

Linda desde o raiar do dia

Acordar pronta é algo que só acontece em novelas. Como na vida real é bem diferente, conversamos com a maquiadora e cabeleireira Penélope Beolchi, que está à frente do salão Opa! Hair em São Paulo. Ela nos ensina a medida certa para conseguir o melhor estilo “beleza natural”.

Pele de pêssego

Note que a maquiagem é quase imperceptível.Quem tem a pele lisinha pode usar somente corretivo e pó. Se não for o seu caso, a base está liberada. Mas fique atenta: “Só ficará natural se a cor for igual à da sua pele”, orienta Penélope. Além disso, prefira as bases que possuem efeito mate, que controla o brilho.

Aparência saudável

O blush deve ser aplicado em pequena quantidade, a fim de dar apenas uma coradinha e proporcionar um aspecto saudável à pele. A dica da profissional para ajudar a escolher o tom mais apropriado é: “Sem maquiagem, dê leves beliscadas nas suas bochechas e observe qual cor irá se revelar nas maçãs do seu rosto”, explica.

Se preferir, opte por uma das tonalidades sugeridas pela profissional de acordo com o seu perfil:

  • Loiras: rosa chiclete, pêssego ou bronzant.
  • Ruivas: pêssego, ferrugem ou chocolate.
  • Morenas: rosa chiclete, pink ou chocolate.
  • Negras: ameixa, pink ou violeta.

Use pouca maquiagem e evidencie a beleza natural. Observe que os tons do blush e do batom devem ser suaves.
Na mesma proposta do blush, o batom deve ser usado para dar levemente uma cor. “Os batons foscos estão mais em alta. Já o gloss está um pouco de lado nos últimos tempos, mas não proibido”, diz a maquiadora.

Veja a seguir as recomendações da Penélope para os lábios:

  • Loiras: batons cor de boca, rosado, alaranjado ou gloss levemente rosado.
  • Ruivas: batons cor de boca, pêssego, alaranjado ou gloss amarronzado.
  • Morenas: batons cor de boca, rosado, alaranjado ou gloss cereja transparente.
  • Negras: batom lilás, gloss incolor ou rosa chiclete.

Não dispense o rímel!

A máscara para cílios é fundamental para levantar o olhar. Quanto a isso, a maquiadora é categórica: “Mesmo em makes naturais eu não dispenso o rímel preto. Para quem achar que é demais, as alternativas são incolor, cinza ou marrom”.

Capriche nas madeixas

Respeite a natureza dos seus fios apenas acentuando as suas características.

Valorize os seus cachos!Cabelos lisos são fáceis, basta pentear. ;)

Para os ondulados, aqui vai um truque: torça o cabelo e faça um coque antes de dormir.

Já no caso dos crespos, um bom leave-in doma e define os cachos.

Por fim, se for modelar com escova ou babyliss, a cabeleireira diz que os produtos estão liberados: “Use os de sempre. Fixador, mousse, pomada ou pasta. Só tome cuidado com a quantidade. Em excesso, o resultado é pesado e artificial”, finaliza.

E então, gostou das dicas? Agora é só desfilar por aí sua beleza natural!

Fonte: Portal Vital