sábado, 13 de abril de 2013

Resenha: O Diário de Helga - Helga Weiss - Intrinseca

"Muitos - não, certamente todos - estão chorando em silêncio, mas nós não demostramos nossas emoções. Para que dar esse prazer aos alemães? Jamais! Temos força para nos controlar. Ou deveríamos nos envergonhar de nossa aparência? Das estrelas? Dos números? Não, não é culpa nossa, alguém se envergonhará por isto. O mundo é apenas um lugar estranho". p.63

"O Diário de Helga" é uma obra prima de editoração e de conteúdo. O livro é lindo, a capa parece um velho diário, e as abas tem efeitos de "amassadinho" como nos velhos cadernos.
Dentro tem fotos, cartas e pinturas feitas por Helga. 


"O Diário de Helga" é um testemunho real e emocionante de todo o período do Holocausto.

Helga era uma menina de 8 anos quando começou a escrever o diário, contando sobre o que acontecia em seu país, com a sua família de 1939 até 1945.
Filha de bancário e de costureira, Helga desde cedo se mostra politizada. O diário não carrega um tom infantilizado, a menina é madura e enfrenta de cabeça erguida todos as dificuldades que aparecem. Ela nos passa uma força, uma garra que falta em muitos adultos. 
A família foi enviada primeiramente para Terezín e posteriormente para Auschwitz (onde a menina escapou por muito pouco da câmara de gás), ficando seu diário escondido com seu tio que trabalhava no setor de registros.

Logo que chega em Terezín, ela e a mãe são separadas do pai, e com o tempo Helga é separada da mãe. 
A garota nos conta toda a sua rotina, suas amizades, as doenças, os medos, as inseguranças...como também no final da guerra, como essas famílias se readaptaram a vida em Praga.

No final dessa edição, existe uma entrevista maravilhosa com a escritora que hoje tem 83 anos, e um glossário com as gírias de guerra que são usadas.

Esse é um exemplar que todos deveríamos ter em casa! É um pedaço de história que não pode ser esquecido.





Informações:
O Diário de Helga - o Relato de Uma Menina Sobre A Vida Em Um Campo de Concentração
Autor: Weiss, Helga
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias