sábado, 9 de março de 2013

Resenha: Uma Questão de Confiança - Louise Millar - Ed Novo Conceito




"Então, quando abri a boca para lhe contar a verdade, hesitei.  Ao hesitar, observei a verdade se soltando silenciosamente de minha boca, vagando numa nuvem indistinta de ar condensado e desaparecendo no céu negro como o breu". p. 285

"Uma Questão de Confiança"é um livro viciante, posso dizer que foi um dos que eu mais gostei de ler nesse ano.

Ele conta a estória de 3 mulheres distintas: 
Callie, mãe de Rae, divorciada de Tom. 
Suzy esposa de Jez e mãe de Henry e mais gêmeos; 
Debbs casada com Allen.

Callie mudou-se para a rua há 2 anos com Rae. A menina sofre de um problema cardíaco que esta controlado, porem a mãe vive de cheia de cuidados e medos pela saúde frágil da garota.
Suzy é uma mãe exemplar de 3 meninos, e guarda o desejo de querer uma filha, porem seu marido Jez a rejeita e não a deseja mais.
Debbs é uma senhora de 48 anos, recém casada com Allen, uma mulher um pouco transtornada com seu passado, sofre de transtornos de ansiedade.

Callie vê em Suzy a sua única amiga, já que a vizinhança toda e até as mães do colégio das crianças não querem contato.
Quando Callie recebe uma oferta de emprego e vê aí uma oportunidade de parar de depender financeiramente do pai de Rae, sua vida começa a se complicar. A menina que sempre foi meiga, começa a fazer birra para ir à escola, Suzy a alerta sobre o comportamento estranho que Rae começa a desenvolver, a menina sofre um acidente nas mãos de Debbs.
A polícia é acionada e o histórico de Debbora é apresentado.

Porém até que ponto podemos confiar numa pessoa? Quem é totalmente confiável?

O livro é dividido em 3 narrativas, sendo Callie em 1a pessoa, e Suzy e Debbs em 3a pessoa. Ele narra a vida dessas mulheres comuns, como eu e você, e a estória poderia acontecer com qualquer uma de nós, e isso é o mais interessante.
Suzy é uma mãe que ama demais seus filhos, guarda todas as mágoas para que os meninos não sintam o clima hostil de seu casamento, ela mantem as aparências pelo lar que construiu, mas sente saudade do tempo que foi amada, e sente falta do amor do marido. Acredito que Suzy e Debbs são as personagens mais bem caracterizadas e formadas do livro. O leitor sente o que elas sentem, é impressionante.
Callie é separada e relembra como era bom estar com o pai de Rae, faz tudo pela menina, mas ao mesmo tempo quer independência financeira.
Debbs é professora, tem 48 anos, uma mulher ansiosa e insegura, sofre de manias. Vive fragilizada pelos seus medos e perseguições.

As três mulheres tem segredos e passado que as perturbam. Será que se pode confiar em alguma delas?

A vida delas se enreda de uma forma envolvente e viciante. 
São 382 páginas que voam, pois a escrita é interessante, rápida e fácil
O leitor não consegue parar a leitura. A trama é muito bem formada, é um suspense psicológico maravilhoso.

Vale muito a leitura!!