quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Resenha: Sua Vida Em Movimento - Márcio Atalla

"Você já deu o primeiro passo: está com este livro nas mãos e deseja mudar sua vida.
Hoje já é um novo dia, porque sua cabeça está mudando, e esse é o segundo passo.
Você sabe que é capaz, que pode tomar as rédeas da sua vida no momento em que decidir."p18

Sinopse:
“Não tenho tempo para me exercitar.” “Não gosto de academia.” “Segunda-feira eu começo.” Você já deve ter dito pelo menos uma dessas frases, se não todas, para justificar o sedentarismo. É inegável que a maior parte da população brasileira passa o dia todo fora de casa trabalhando - ou dentro de casa trabalhando - e à noite não tem disposição para nada que não seja ver televisão, navegar na internet ou comer. Mas, em Sua vida em movimento, o educador físico Marcio Atalla derruba um mito: não há desculpa para não se exercitar. Em Sua vida em movimento, Atalla apresenta alternativas para que homens, mulheres, crianças e idosos cuidem da saúde sem desculpas. Por meio de casos reais de alunos, ele dá dicas de como se alimentar bem, incluir o movimento no cotidiano e associar o lazer à atividade física, transformando completamente a atitude em relação ao corpo. Em um nível mais avançado, também ensina a traçar metas pessoais e a organizar e pôr em prática um programa de exercícios.


O Márcio Atalla tem uma coluna na rádio CBN que chama "Bem Estar e Movimento", e todos os dias quando eu vou trabalhar, escuto (é por volta de 7:40 da manhã). Ouvindo suas dicas e suas empolgação, resolvi comprar o livro (R$13 na Livraria Folha) para ver se ele me dava um UP,  uma vontade de me movimentar mais, de sair do sedentarismo, de pular fora da zona de conforto.
"Sua vida em movimento" é um livro cheio de dicas, de ânimo, de incentivos! Você acaba a leitura motivada, e tem que entrar no ritmo! 
O Márcio Atalla dá idéias de como se exercitar dentro de casa, tem ilustrações de circuitos de exercícios que você pode praticar em casa, no escritório, em qualquer momento, por pelo menos 20 minutos!
Para quem quer começar a correr, ele também dá noções de como se iniciar nessa nova jornada e indicações de treinos, porque não é simplesmente sair correndo e pronto, né?
Eu gostei bastante do livro! É empolgante, incentiva o leitor, ele fala de saúde, nutrição, exercícios, dieta e tem dicas desde para donas de casa até para profissionais que acham que não tem nem 10 minutos no dia para andar.
Gostei bastante!

ATALLA, Marcio
      Sua vida em movimento - SP: Paralela, 2012.
ISBN9788565530101