domingo, 28 de outubro de 2012

Resenha: O Segundo Suspiro - Philippe Pozzo di Borgo

"Não tenho mais passado, não tenho mais futuro, sou uma dor presente."

Sinopse:
Philippe Pozzo di Borgo era um executivo de sucesso e herdeiro de duas tradicionais famílias francesas. Porém, em 1993 sua vida sofre uma reviravolta dramática quando, após um acidente de parapente, ele fica tetraplégico.
Na mesma época, sua mulher, Béatrice, enfrenta uma doença terminal. Em meio à dor, Pozzo di Borgo isola-se em sua luxuosa casa em Paris e passa a ter como acompanhante o argelino Abdel, genioso e desinibido com as mulheres - mas que, por trás de sua fachada temperamental, também sofre da solidão e da sensação de deslocamento. Entre o aristocrata e seu "diabo guardião", surge uma inesperada camaradagem que transforma suas vidas. Abdel introduz em seu cotidiano a aventura e o imprevisível, e Pozzo di Borgo descobre que, mesmo nas mais adversas das condições, é possível cultivar um intenso apetite pela vida, voltar a amar e ser amado.
                                                                              O porque do título do Livro


Minhas Impressões:

O Segundo Suspiro é o livro que deu origem ao filme "Os Intocáveis", mas na verdade esse livro é dividido em 2 partes: Livro I - O Segundo Suspiro e Livro II -O Diabo Guardião, o filme foi inspirado nessa segunda parte, onde Philippe retrata a vida com seu ajudante Abdel.

Eu amei o Livro I Segundo Suspiro! Ele é lindo! De uma delicadeza, de um amor profundo...uma sensibilidade sem igual! Nessa parte, o escritor retrata seu estado, conta relatos de sua vida desde a infância e narra seu amor por Beatrice. A paixão deles é o ponto mais bonito e emocionante da trama.
Cheio de frases bem colocadas e com uma irônia invejável, Pozzo coloca o leitor no meio dessa história de puro amor e tragédias pessoais, mas acima de tudo esperança!

O segundo livro - O Diabo Guardião são partes dessa amizade entre Philippe e Abdel. As aventuras desse argeliano com seu paciente tetraplégico, e como Pozzo consegue dar a volta por cima e voltar a amar. 

Curiosidade:
O filme se chama "Os Intocáveis" pois Abdel, de origem norte africana, se sentiu marginalizado na França como os Dalit - intocáveis da Índia, e também pelo risco que a pessoa corre ao toca-lo de levar um soco dele.
Já Philippe por ser extremamente rico, morando numa mansão onde nada pode atingi-lo, mas também por sua paralisia e ausência de sensibilidade que faz com que ele não possa tocar em ninguem e que a pessoas evitem tocar nele.

Preço R$ 19,90 Editora Intrinseca