terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resenha: A Última Carta - David Labs

"Sua atitude poderia ser definida por obstinação.
 Durante muitos anos procedeu da mesma maneira.
Talvez por não ter mais ninguém no mundo, habituara-se
 às lembrança, esperando cartas de uma alma caridosa
 que atribuiriam à sua existência alguma importância.
Muito provavelmente seriam de alguém responsável pelo
 fato de existir."p.15

Sinopse:
Através de notícias de jornal, diários, cartas e um tanto de imaginação, o narrador de 'A última carta' 
empreende uma busca pela verdadeira história de Luda. Entre as ruas de uma pequena cidade burguesa parada no tempo e os bulevares de Paris do final da Segunda Guerra Mundial, o leitor acompanhará a investigação de todos os mistérios que permearam a vida de Luda - desde o recebimento da primeira carta, até a chegada da última.

Minhas Impressões:
"A Última Carta" é um romance de suspense. Ele me lembrou em algumas partes o "A Menina Que Não Sabia Ler", porque a gente lê tendo uma impressão das personagens e acaba com outra totalmente oposta!
O narrador, que não se identifica, era menino quando conheceu Luda, uma senhora que morava perto da casa em que ele passava suas férias na cidade de Vagas do Destino.
Ele frequentava a casa dela diariamente e ouvia suas estórias sobre sua vida e mocidade, e todos os dias ela esperava por cartas que já não chegavam mais.
Quando Luda veio a falecer, ele recebeu um pacote com o diário dela e todas as cartas amorosas que ela um dia recebeu, e então ele começa a investigar esse caso amoroso como todos os fatos, tendo algumas surpresas!
Até que ponto Luda tinha razão? Até que ponto as estórias eram reais e não "fabricadas" pela mente de Luda? 


Quem nunca comprou um livro pela capa? E quem nunca deixou de comprar um pelo mesmo motivo?
"A Última Carta" além de ser um bom suspense, é um livro com vários trechos sobre a história de Paris após o final da Segunda Guerra,e um romance marcado por frases/trechos muito bonitos e interessantes.
Luda é uma personagem intrigante e deixa o leitor meio confuso, e querendo saber até o final, o que é real, o que é sobrenatural e o que foi imaginação da protagonista!

Sobre a editoração:
O livro é muito bem feito! Tem muitas ilustrações/gravuras, as páginas se misturam em brancas e roxas, possue três tipos de letras, sendo um tipo delas colorida, as folhas são brancas e sem erros ortográficos. Nota 10!

LABS, David
    A Última Carta/ David Labs.
 Ilustrações Casa Rex. - SP: Editora BIRUTA, 2012.
ISBN: 9788578480905
Site da Editora Biruta:  http://www.editorabiruta.com.br