quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Resenha: Quem é você Alasca? John Green

"Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, 
mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados." p. 7

Quando eu li "A Culpa é das Estrelas"do John Green, algumas pessoas me indicaram "Quem é você, Alasca?", e eu sai numa procura desesperada atrás desse livro, só que em nenhuma livraria tinha, nem online e nem física, até que consegui um exemplar na livraria Martins Fontes. Quando vi o preço pensei: "Patzzzzzzz, não vou comprar", mas comprei e foi as 40 pillas mais bem gastas nos últimos tempos.

"Quem é você, Alasca?" é um romance que te faz pensar na sua vida (e morte). Acabo pensando que cada escritor tem seu modo próprio de escrever, e John Green tem esse jeito meigo e terno de falar sobre coisas tão importantes e tocantes, de uma forma simples e emocionante. Virei fã.
O livro conta a estória de Miles, 16 anos, que é viciado em últimas palavras...as palavras que as pessoas falam antes de morrer, e se v6e cansado da vida que leva, da escola onde não tem amigos e decide ir atrás do que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Miles se matricula num colégio interno onde conhece Alasca, Coronel e Takumi.
Alasca é uma menina linda, inteligente e problemática, mas que Gordo (apelido que deram para a magreza de Miles) se vê apaixonado.
Numa das primeiras conversas que os dois tem, Alasca conta das últimas palavras Sïmon Bolívar, do livro de Gabriel Garcia Marquez: "Como sairei desse labirinto?"

Esse trecho abaixo é lindo!! Vale a pena ler!

E essa passagem, esse labirinto tem toda uma interpretação na vida desses personagens! Como na do leitor.
Esse romance nos faz pensar como uma vida pode interferir na vida de outra pessoa, como a dor e o sofrimento podem mudar uma pessoa e as consequências disso.
Eu amei esse livro, é lindo e fico pensando nele, nas passagens um tanto filosóficas que ele propõem...vale muito a pena!

GREEN, John.
      Quem é você, Alasca?/ John Green; tradução Rodrigo Neves. - SP: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
ISBN 9788578273422
Comprei AQUI! (Agora vi que diminuiram o preço para R$31!! Rghhhhhhhhhhhhhh)