terça-feira, 25 de setembro de 2012

Resenha: Não Há Dia Fácil - Mark Owen


"Ele nem sequer esboçara uma defesa...Pediu aos seguidores, durante décadas, que vestissem coletes suicidas ou atirassem aviões contra prédios, mas nem sequer foi pegar sua arma. Em todas as missões, esse fenômeno era rotineiro. Quanto mais alta a posição do indivíduo na cadeia, mas covarde ele é." p. 210
Sinopse:
Não há dia fácil é um retrato da vida nas equipes do Seal e o único relato interno sobre a Operação Lança de Netuno, realizada em 1o. de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk - que quase fez com que a missão fosse abortada - até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro homens na propriedade secreta de Bin Laden é recontada em mínimos detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão. 

Minhas Impressões:
"Não Há Dia Fácil" conta a trajetória de um Seal (membro das forças especiais da Marinha Americana).
Ele com o pseudônimo de Mark Owen fala sobre sua vontade desde menino de entrar para o grupo e disserta detalhadamente sobre os treinamentos, armas usadas e sobre a operação que resultou na morte de Bin Laden.
O discurso do narrador é super nacionalista, e o autor não poupa elogios principalmente a sua tropa, e algumas alfinetadas em Obama.
O livro é repleto de incentivo e motivações, com exemplos diversos de superação, o que deixa o leitor na pele do protagonista o tempo todo.
A estória sofre alguns recortes (presente-passado) o que o deixa mais interessante e com certo suspense.
No final, ele relata todos os detalhes sobre a operação e assassinato de Osama e de seu filho, assim como todos os procedimentos de invasão, reconhecimento do corpo e transporte do mesmo.

A edição esta linda, com várias fotos coloridas...
 ...e com esquemas da casa onde Osama morava nos últimos tempos.
Parte do lucro da venda do livro é revertida para entidades das famílias dos Seals mortos.

OWEN, Mark.
       Não Há Dia Difícil/ Mark Owen com Kevin Maurer; tradução Donaldson Garschagen, Berilo Vargas - 1a edição - SP : Paralela, 2012
ISBN 9788565530149
Editora Paralela