quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Resenha: Belo Desastre - Jamie McGuire

" Como você pode ficar surpresa com isso? Ele é a droga do Travis Maddox? O cara é famoso exatamente por isso e todas as vezes vocês ficam surpresas! - disse ela, voltando-se para Shepley, que a abraçou fazendo um gesto para que ela se acalmasse." p.42

" Você lutou tanto para se separar do seu pai. Esse é o único motivo pelo qual você está considerando ficar com o Parker! Porque ele é o oposto do Mick, e você acha que Travis vai te levar de volta para aquela vida. Ele não é como seu pai, Abby!" p. 143

" Meu coração quase saiu pela boca quando toquei o pescoço dele com os lábios, sentindo o sabor de sua pele em um lento e terno beijo. Ele olhou para baixo, surpreso, e seus olhos adquiriram uma expressão suave quando se deu conta do que eu queria." p. 166

"Você sabe o que é codependência , Abby? Seu namorado é um exemplo excelente disso, o que é bizarro, considerando que ele passou de não ter respeito algum pelas mulheres a achar que precisa de você até para respirar...É perigoso precisar tanto de alguem assim...Vocês dois são um desastre!" p. 213
Sinopse:
 A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa - e deseja - evitar.

Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura

Minha Opinião:
"Belo Desastre" é um livro que você lê de "supetão", não tem como parar! Apesar do objetivo principal dessa leitura seja a diversão/entreterimento, a escritora Jamie McGuire aborda um assunto muito importante, principalmente para as mulheres: a Codependência!
A codependência é quando uma pessoa faz tudo pelo ser amado, perdendo até mesmo a sua personalidade e muitas vezes gerando muita insegurança em quem a sente, pois não considera que o outro tenha o mesmo emprenho e devoção a ela. Os codependentes se sentem incompletas sem o ser amado, e muitas das vezes as reações são as piores possíveis como ciúme e violência.
Abby é uma menina que sai do Kansas para se livrar de seu passado e nos primeiros dias da faculdade, ela tem contato com Travis num clube de luta. Abby é uma moça de 18/19 anos, fugindo do seu pai e só quer um pouco de sossego; Travis é o segundo irmão de 4, perdeu a mãe com 3 anos. Luta às escondidas na faculdade para ganhar algum dinheiro, tem seu apartamento próprio, é inteligente, usa sexo como válvula de escape, porem é um tipo bab-boy gente boa, que nenhuma mulher recusa, com exceção de Abby.
"Belo Desastre" é um romance com um fundinho erótico, possue 2 ou 3 cenas de sexo, mas bem sutis, como  se você estivesse vendo a novela das 21h. 
O que mais gostei é que diferente de outros romances "adultos", o Belo Desastre tem bastante envolvimento, sedução e romantismo entre as personagens antes que elas realmente venham a ter algum contato sexual.
No decorrer da leitura a codependêcia de Travis em relação a Abby é pungente, ela consegue "transformar" o garanhão da escola, num cara monogâmico.
Porem, o passado de Abby volta com tudo, e nesse ponto as estórias dessas personagens se mostram tão parecidas e tão interessantes, que você não consegue largar o livro até a última linha.

O título me remete ao caso dos dois, onde todos na faculdade falavam que eles são, ou que o relacionamento deles seria um Desastre, um Belo Desastre.
A capa me faz pensar tanto em como Travis vive essa necessidade por Abby, se aprisionando no mundo dela (borboleta dentro do vidro), como também o fato dele ter um mundo próprio.


McGuire, Jamie, Belo Desastre/ Jamie McGuire; tradução Ana Death Duarte, 1a ed.
      Campinas, SP: Verus, 2012.
389 páginas
ISBN 9788576861911

Preço Médio do Livro: R$18,61 a R$30,91