sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Livro da Semana: As Esganadas - Jô Soares

"Dentro de cada mulher gorda
há uma mulher magra suplicando para sair.
Fora de cada mulher gorda
há uma mulher mais gorda ainda
suplicando para entrar."

Sinopse:


Rio, 1938. Um perigoso assassino está à solta nas ruas. Seu alvo são mulheres jovens, bonitas e... gordas. Sua arma são irresistíveis doces portugueses. Com requintes de crueldade gastronômica, ele mata sem piedade suas vítimas e depois expõe seus cadáveres acintosamente, escarnecendo das autoridades. Para investigar os crimes, o famigerado chefe de polícia Filinto Müller designa um delegado ranzinza, assessorado por um auxiliar obtuso e medroso, e que contará com a inestimável ajuda de um sofisticado e culto ex-inspetor. Na perseguição ao criminoso, os três investigadores ganham a desejável companhia de uma jovem linda, destemida, viaBjada e moderna, que é repórter e fotógrafa da principal revista ilustrada do país.



Confesso que nunca tinha lido os livros do Jô Soares, e na verdade comprei o "As Esganadas"porque achei que teria um fundo de comédia na história, e eu não estava enganada. 
O livro  é cheio de humor, suspense e dados históricos.
Nas primeiras páginas, Jô já revela ao leitor quem é o assassino das esganadas (adjetivo que tem duplo sentido: esganadas de esfomeadas, gulosas e também porque morrem esnagadas), mas nem por isso o livro fica desinteressante, muito pelo contrário! Ao ler a gente se depara com a história de vida de Cantonce, entra na profundidade das suas loucuras e não consegue mais parar de ler.
O enredo é bem amarrado, as personagens são bem construídas e no final é um livro fácil, divertido e que prende o leitor até a última página.
Preço R$36 - 264 páginas. 
Vale a pena!!!


SOARES, Jô
    As Esganadas/ Jô Soares. - São Paulo:
Companhia das Letras, 2011.
isbn: 978-85-359-1975-2