terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como andar de salto alto?

A Gi me escreveu perguntando como adquirir a prática de andar de salto alto.
Gi, a prática é tudo, comece em casa, pegue um sapato com salto de 6 cm por exemplo e tente...depois vá aumentando para 8 ou 10.

Mas aqui vão outras dicas que também podem ser úteis.

  1. Assuma uma posição vertical: sua postura deve ser a mais vertical possível. Mantenha os músculos do abdômen retesados contraindo o baixo ventre na direção da sua coluna, fazendo com que o peso do seu corpo recaia sobre os saltos.
  2.  Saltos com base larga: é mais fácil andar com saltos de base mais larga, ou seja, mais grossos. Os saltos agulha muito altos são os mais difíceis para andar: passe a usá-los somente após adquirir prática e confiança.
  3. Observe o modo de andar das modelos: veja como as modelos profissionais andam de salto alto. Embora elas andem de forma um tanto quanto exagerada quando estão desfilando nas passarelas, mesmo assim você poderá aprender algo com elas, desde que modere um pouco o seu modo de andar. Busque a naturalidade. Pratique diante do espelho até você se sentir segura.
  4. Passos curtos: ao andar de salto alto os seus passos deverão ser naturalmente mais curtos. Assim, você precisará dar mais passos que de costume para andar uma determinada distância. Não espere ser capaz de andar tão rápido como você anda sem saltos. Dê cada passo como se você estivesse andando em uma linha reta. Ao andar desta forma, colocando um pé à frente do outro (seguindo uma linha reta imaginária), você dá um balanço ao seu quadril. Pratique sobre uma linha reta no chão.
  5. Além disso, balance os braços enquanto você anda, pois isto acrescentará um equilíbrio extra além de uma aparência graciosa ao seu andar e assegure-se de não curvar os joelhos mais do que normalmente o faria.
  6. Primeiro o salto, depois a ponta do pé: embora possa ser tentador colocar todo o pé no chão de uma vez, não faça isso, pois seu modo de andar parecerá estranho. Em primeiro lugar, apóie os saltos no chão e só então pise com a parte da frente do pé (ou seja, não pise com o salto e a ponta do pé ao mesmo tempo). Em outras palavras: não pise com a ponta do pé antes de apoiar o salto no chão . Coloque um pé diretamente à frente do outro. Isto lhe proporcionará maior equilíbrio e dará ao passo uma aparência mais natural.
  7. Olhe por onde você anda: ao andar com sapatos de salto alto você deve ter conhecimento do tipo de superfície sobre a qual pisa. Você deve tomar cuidado com grelhas, pisos de grades, brita fina, terrenos acidentados, tapetes grossos, gramados, pisos escorregadios ou molhados. Ao andar sobre terrenos gramados ou arenosos você deverá andar nas pontas dos pés evitando que os saltos afundem. Ao subir ou descer escadas sempre utilize os corrimões como apoio e tenha certeza de colocar toda a sola da sandália ou sapato no degrau, mesmo que para isto você tenha que dobrar ligeiramente os pés para um dos lados. Uma excelente dica para proteção de saltos são os Protetores de Salto Alto.
  8. Pratique sempre: a melhor maneira de aprender a andar de salto alto é andar o tanto quanto possível. Pratique andando sobre pisos escorregadios, tapetes, pisos irregulares, suba e desça escadas. Não importa o quanto você leia ou assista: o importante é praticar. Afinal, aprender a andar de salto alto é como aprender qualquer outra atividade: você precisa praticar.
Fonte: Guia do salto alto