segunda-feira, 8 de março de 2010

A saga: cuidado com os pés


O verão esta indo embora, mas não é por isso que os cuidados com os pés serão deixados para trás. Eu confesso que não sou muito fã de pés não, mas mesmo assim, detesto pé cascudo, unha feia, unha mal cortada, suja (iéca!!) , ou seja, pé mal cuidado.

E não adianta achar que ninguém repara, porque repara sim!! E muito!! Imagina você, toda linda e glamurosa, no alto do seu sapatinho peep toe, com a unha do dedão em estado de miséria?!?! MeDo!

Aí então vão algumas diquinhas para cuidarmos melhor do nosso amigo, que nos carrega para cima e para baixo, dia após dia!


- Cascudo: nada pior do que pé cascudo. Mas como o verão é a estação da rasteirinha, sandália e chinelinho, não tem jeito, o pé fica cascudão. O jeito é semanalmente você lixá-lo, com lixas próprias para os pés ou como pedra pomes (eu uso lixa, pedra pomes não serve nem pra cosquinha, na minha humiRde opinião.), especialmente após o banho, quando a pele esta mais amolecida.

- Hidratação: todo dia à noite é importante hidratá-lo, existe uma infinidade de cremes próprios para os pés (Natura, Avon...), depois de passar o creme, é legal você colocar uma meia. Ele conserva a hidratação do pé. Faça o teste!!

- Uma dica legal para manter os pés sempre macios é coloca-los 2x por semana num escalda-pés de água morna com vinagre (1l de água para meio copo de vinagre), depois de meia hora, você pode lixá-los ou só passar um óleo de amendôas ou o hidratante de sua preferência.

- Esfoliação: existe vários cremes/sabonetes de esfoliação que você pode utilizar nos pés. Tem um da Avon (Esfoliante Foot Works R$7,00) que é ótimo! Você pode intercalar a esfoliação com o creme e a lixa.

- Unhas: muito cuidado nessa hora!! Se você cortar demais corre o risco de ter uma unha encravada, se deixar muito comprida corre o risco de acúmulo de sujeiras, micoses e resíduos. O ideal é cortar ou lixá-las de 15 em 15 dias.

- Cutículas: se você remove as cutículas, tome cuidado para não tirar muito, pois pode inflamar a área. O ideal é empurrar com uma espatulinha. No caso de ter costume de tirar a cutícula, procure uma pedicure de confiança.

- Lavar os pés: é preciso lavar muito bem, com escovinha ou com esponja, não se esqueça de lavar entre os dedos, e secá-los muito bem após o banho.
- Chulé: use talcos ou desodorantes para os pés. Nunca utilize o mesmo sapato e a mesma meia por dias seguidos, coloque seus sapatos no Sol. Lave bem os pés e limpe bem as unhas, limpe os sapatos a cada 15 dias, não use meias sintéticas e nem sapatos de plástico ou sintéticos.
Outros conselhos:
- Não ande de sapatos apertados, eles aumentam a calosidade e o atrito que além de machucar pode aumentar o cascudo da sola.
- Nunca repita meias! E de preferência para as meias de algodão!
- Se seus pés estiverem bemmmm cascudos mesmo, uma dica boa é fazer um escalda-pés com água morna e vinagre, ou com sal grosso, deixe por 30 minutos, lixe e depois passe um creme hidratante com óleos de amêndoas, coloque os pés em botinhas plasticas ou sacolas de supermercado de plástico, deixe por 20 minutos e enxágue.
Os pés agradecem!!!!!!!!!!!!